Está um blábláblá sobre o tema da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Visivilmente a maioria da população é a favor da diminuição da maioridade. Será que isso resolveria, de fato, a violência em nosso país? Seguem alguns questionamentos:
- Menos de 1% dos crimes são praticados por menores de 18 anos. Será que a aprovação dessa lei vai fazer "cosquinha" na tão sonhada paz universal?
- O Brasil é um dos países com mais presos mantidos em cadeias, ocorrendo a SUPERLOTAÇÃO (que é tão bem explorada nos programas como do Datena, entre outros). Onde colocaríamos esses adolescentes? O país tem estrutura?
- A maioria da população que é a favor da redução da maioridade para 16 anos acredita que as cadeias não reeducam, falando que os "bandidos" saem até piores do que entraram. Ué, se vai ficar pior, então porque mandar os adolescentes para esses lugares? Há uma contradição aí.
- Outro argumento utilizado é que os menores de 16/17 anos são usados por bandidos "maiores" para que os mesmos cometam crime por eles, já que não vão para a cadeia. Se a maioridade penal diminuir para 16 anos, o que garante que crianças de 14/15 anos não sejam manipuladas por bandidos para cometer crimes?
É claro que a violência no Brasil está cada dia mais alarmante, mas não seria mais inteligente combater a CAUSA do que a CONSEQUÊNCIA? Se não for corrigido esse problema no alicerce, a casa vai desmoronar e daqui a pouco teremos mais presídios do que escolas.
A solução está na EDUCACÃO, mas em um país onde os professores tem que entrar em greve e ir às ruas para protestar por condições dignas de trabalho, o que se pode esperar? Mas isso é história pra outro post...
um post tão claro, tão preciso, nem precisa de comentarios! parabens! concordo totalmente!
ResponderExcluirObrigado :)
ExcluirGostei bastante da forma esclarecedora sobre sua opinião..adorei seu texto..
ResponderExcluirAbração
Obrigado!!! Volte sempre!!!
Excluir