sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Coaching NÃO é Psicólogo!

A comunicação de massa sempre teve grande influência na vida das pessoas, principalmente quando ela é de fácil acesso, como a televisão. Ela pode ser uma arma poderosa em benefício do bem comum, mas também pode causar estragos irreparáveis, proliferando o senso comum e a ignorância.

Um exemplo de como a TV pode ser responsável em disseminar a desinformação é a novela das 21 horas da Rede Globo intitulada "O outro lado do paraíso". No folhetim, uma advogada está aplicando técnicas de Coaching em uma mulher suspeita de abuso sexual. Como assim? Um assunto sério como esse deveria ser tratado com mais seriedade. Somente psicólogos (com formação de 5 anos de graduação) são capacitados para trabalhar com pacientes com demandas complexas.

Quando trata-se do ser humano e de tudo que o envolve, não há receita mágica. Pessoas não são empresas que conseguem resultados rápidos em curto prazo, não há técnica milagrosa e resultado instantâneo como "miojo". Não se engane!

As informações equivocadas dessa novela estão sendo um desserviço à população e à categoria de profissionais capacitados que trabalham com esse público. Até quando vamos aceitar sermos reféns desses meios de comunicação que nos enchem de inverdades goela abaixo? Não devemos achar que isso é normal. O que não é normal é a gente ficar paralisado diante de tanta manipulação.

Uma coisa deve ficar bem clara: Coach NÃO é Psicólogo!

E segue o baile!

4 comentários:

  1. Concordo e parabenizo vc por esta reflexão e denúncia mesmo. Há que se ter mais seriedade no trato de coisas tão sérias.

    ResponderExcluir
  2. infelizmente é assim mesmo, acima do bem e do mal, os meios de comunicação -de massa- pautam até a desinformação,confundem entretenimento com inverdades,abraços, belo dia,Alexandre!

    ResponderExcluir