domingo, 28 de setembro de 2014

Eu não sou o "Dono da Verdade", apesar de sempre ter razão.

Ultimamente eu tenho recebido algumas críticas referente a minha postura de se achar o "dono da verdade". Quando a crítica vem de várias pessoas, é preciso soltar um sinal de alerta e verificar se o que está sendo dito realmente tem fundamento.

Todo mundo acredita em algo e até o fato de desacreditar é um ato de crer. Só que tem alguns assuntos que ficam internalizados dentro de nós, onde essa força interna faz com que queiramos gritar ao mundo nosso ponto de vista, seja no campo da religião, política, crenças, ou simplesmente na defesa de um time de futebol (onde o São Paulo é o melhor). Esses assuntos que nos despertam, falam muito de quem somos.

Quando se tem uma experiência positiva de algo, a tendência é querer espalhar aos quatro cantos, para que o outro também seja contagiado com essa maravilha. Por isso é que eu acho que, aqueles que querem que sua verdade seja absoluta, talvez não esteja fazendo isso de forma a ressaltar sua superioridade e sim para mostrar uma outra visão sobre o fato. É claro que há várias exceções,  e não sei se, por ser "várias", seja realmente uma exceção.

Só que tem um probleminha nisso tudo: a verdade não é absoluta. Dizem até que não existe uma verdade pura, mesmo porque ela depende muito mais do outro do que de si mesma, e isso entra visão de mundo, meio que influencia, cultura, escalas de cognição e por aí vai.

O ideal que sempre se prega é que em tudo tem que se ter o equilíbrio. Mas eu confesso que não consigo respeitar todas as opiniões. Sabe porque? Porque, antes de tudo, eu sou um ser humano pensante, questionador e inconformado com várias questões. Então opiniões que tem bases preconceituosas, segregacionistas, hipócritas, alienadas e conformadas; com certeza vai ter o meu dócil coice de cavalo, que é o mínimo que posso oferecer.

De resto, vou tentando mudar meu jeito, pois estou em constante transformação. E faço isso, não pelos outros, mas por mim mesmo.


4 comentários:

  1. Bilhante ... somos almas gêmeas e concordo com suas ponderações e percepção crítica deste contexto ... Temos q ser flexíveis sim, até o ponto de não sermos hipócritas e prepotentes ... mas convenhamos: qdo estamos certos em nossas verdades e, por isto, somos inflexíveis, esta sabedoria de primeira grandeza tem q se manifestar mesmo: "Mas eu confesso que não consigo respeitar todas as opiniões. Sabe porque? Porque, antes de tudo, eu sou um ser humano pensante, questionador e inconformado com várias questões. Então, opiniões que têm bases preconceituosas, segregacionistas, hipócritas, alienadas e conformadas; com certeza vai ter o meu dócil coice de cavalo, que é o mínimo que posso oferecer."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é tão dificil brigar pela sua verdade sem ser entendido como prepotente... mas o que acredito eu vou lutar até o fim, visando o bem comum.

      Abraços querido!!!

      Excluir
  2. Costumo dizer que tenho duas regras:

    1ª Eu tenho sempre razão

    2ª Em caso de dúvida, consultar a primeira regra

    LOLOLOLOLOLOL

    Abraço

    ResponderExcluir