quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Manda quem pode: é claro que o NEGRO não ia ter vez.

Dia 20 de novembro é comemorado o "Dia da Consciência Negra", sendo feriado em algumas cidades do país, inclusive em São José do Rio Preto/SP, onde eu moro.

Os representantes do comércio da minha cidade pediram que fosse cancelado este feriado, alegando que prejudicaria o comércio como um todo, onde se teria um prejuízo considerável. Este pedido foi atendido prontamente pela Câmara de Vereadores, que aprovou à favor do cancelamento desse feriado.

Essa atitude só deixa mais explícita de quem esse sistema cruel capitalista está a favor: dos grandes empresários. Com certeza os comerciantes não iam deixar de lucrar, só que teriam que pagar um pouquinho a mais para os empregados trabalharem no dia de feriado. Mas pra que desembolsar dinheiro se pode usar o poder pra benefício próprio? Moral da história: os altos escalões conseguiram vetar o feriado e os empregados continuarão sendo explorados pelo mesmo valor.

Outro fato que ficou marcado é, mais uma vez, a falta de respeito com a comunidade negra. Depois de tanta injustiça, humilhação, desigualdade e preconceito, não se é capaz de dedicar um diazinho do ano para a reflexão dessa causa.

O pior é ter que escutar opiniões babacas do tipo: "deveria ter o dia do branco também", como se todos tivessem tido as mesmas condições e oportunidades". Ou falarem "mas no dia da consciência negra ninguém vai refletir, só vai servir pra faltar do trabalho e fazer churrasco". Pois bem, então cancelemos o Natal, pois virou uma comemoração de troca de presentes e festejo, esquecendo o motivo principal da data.

O sistema esta aí, pronto pra devorar sua mente e tomar conta da sua vida. Basta saber se você está preparado pra RESISTIR ou pronto pra comprar aquela TV nova que saiu da última geração.

2 comentários:

  1. Meu caro Alexandre, inspirador este post, faz algum tempo que não nos conectamos, mas nunca é tarde, olha nós aqui...mudei um pouco minha vida, outra cidade, mesmo trabalho, outras pessoas, enfim...a rua que vim morar se chama Marinheiro João Cândido, um dos meus herois negros, a Revolta da Chibata, pois bem, tou elaborando um post no cérebro rs, falando disso e dos fatos racistas marcantes dos últimos tempos como a menina chamando o goleiro de macaco...um tlçejornal ontem chamou a torcida do Grêmio de 'torcida racista' (tenho vergonha, pois sou gremista - mas o Lupicínio compos o hino...). E lendo este post só reafirma a nossa situação enquanto negros, os preconceitos, que muitos insistem em dizer que não existe e que não é racista, até algum parente ou conhecido se relacionbar intimaente com alguém negro...já vi muito disso. O que nos relata no post é o mais descarado racismo, que a nossa sociedade nega, mas é racista, as pessoas, como bem colocas no post, acham desculpas esfarrapadas quando o assunto diz respeito à comunidade.
    Resistênica hoje este é meu nome, sou um negro esclarecido ( no sentido de ter buscado uma identidade negra na adolescencia, quando mais se sofre discriminação). Tou mais velho ou mais maduro, não levo à cabo discussões racistas, me acho mais inteligente que um racista para perder meu precioso tempo explicando algo para alguém que será em vão, mas não caio mais nestas ciladas.
    Algo deveria ser feito na tua cidade, não mantenho contato com grupos que atuam no Movimento Negro Nacional que poderiam realmente fazer algo. Sinceramente, espero que este teu post provoque alguma mobilização...de qualquer forma, sempre uma delícia trocar idéias, denunciar, fofocar contigo.
    ps. Meu carimho meu resepeito e meu abraço.

    blog do jair ou histórias de músicas e pessoas

    ResponderExcluir
  2. É, existe muito racismo ainda, onde na maioria das vezes é camuflado. Em pleno séc, XXI, a cor da pele ainda afeta muitos seres humanos. É triste isso.

    Abraços Jair e volte sempre aqui!!! :)

    ResponderExcluir