quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Professor, a prova é de consulta???

Existe uma profissão que eu tenho grande admiração, como se eu visse nela algo idealizado de perfeição e extrema sabedoria. Não, não é a medicina. Apesar dos médicos salvarem vidas por aí afora, criando bastante méritos, existe outra profissão que é bem melhor... apesar que melhor e pior é muito relativo ( lá vai eu e minha mania de querer filosofar). Quem pensou Direito, errou feio. Engenharia? NÃÃÃO!!! A profissão que eu tenho muito respeito é a de PROFESSOR.

Depois da família, é com o professor que tudo começa, que algumas bases são construídas e os pensamentos vão se transformando. Ser professor, além de ser um dom, eu vejo com uma espécie de militância. É uma briga diária, usando a enxada da educação pra carpir seres mais humanizados. Deve ser bom saber que o objetivo final disso tudo não é enriquecer ainda mais o patrão (ou deveria não ser) e sim construir pilares em prol de um Brasil mais forte.

Mas, pra não dizer que eu não falei dos espinhos, a pedagogia é uma das profissões mais desvalorizadas de nosso país. Hoje, pra se tornar professor precisa, acima de tudo, ter coragem. Como uma profissão que serve de base pra todas as outras, pode ser tão marginalizada? Porque isso tudo acontece?

Pra ajudar a piorar, o governo adotou a tal "progressão continuada", onde o aluno, mesmo não tendo absorvido nada dos conteúdos, passa de ano, sendo aprovado, desde que frequente a escola. Hã??? Entendi certo, produção? É isso mesmo, está sendo formado milhares de cidadãos analfabetos funcionais, que se tornam analfabetos na vida, na política e na sociedade. E isso interessa a quem??? Não precisa ser tão inteligente pra entender quem tudo isso beneficia.

Toda essa apologia à ignorância incentiva ainda mais o capitalismo, sendo que a educação se tornou mercantilizada, banhada de escolas e faculdades particulares.  Sem contar nos professores que são ameaçados e agredidos a todo instante.

Ufa!!! Comecei esse post falando de coisas tão "bonitinhas" e acabei colocando uma nuvem negra nisso tudo. Mas a verdade não pode ser escondida, por mais difícil que possa ser. Termino esse post com uma frase de Dom Pedro II:  "Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."




6 comentários:

  1. Toda a sabedoria deste post está nisto:

    "Entendi certo, produção? É isso mesmo, estão sendo formados milhares de cidadãos analfabetos funcionais, que se tornam analfabetos na vida, na política e na sociedade. E isso interessa a quem??? Não precisa ser tão inteligente pra entender quem tudo isso beneficia."

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É querido Bratz... queria tanto que isso fosse uma mentira... é triste, né!?

      Abraços :)

      Excluir
  2. Os professores são mesmo a base do conhecimento transmitido, um bom professor consegue transmitir e a informação ficar retida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que responsabilidade q eles tem, né!? Por isso precisam ser mais valorizados.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. r: obrigada! também gostei da dinâmica do seu blog! ;)

    ResponderExcluir