quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O que um "Halls de Melancia" faz na cabeça da gente.

Vocês já perceberam que os nossos costumes mais banais falam muito de quem somos? Esse "insight" me veio em mente ao comprar um "Halls sabor melancia" na padaria. É, meus caros, você acha que toda a minha sabedoria (humilde eu, né!?) vem dos livros de psicologia que eu leio ou da faculdade que frequento? Não, não, não. Vem de momentos como este: uma simples compra de bala no bar.

Eu sempre tenho o hábito de comprar Halls: seja pra matar a vontade de um doce, ou pra prevenir de um beijo, pra esconder o bafo ou simplesmente mastigar. O fato é que sempre que vou comprar, não passa outra opção de sabor na minha cabeça, é sempre sabor melancia, é algo automático.

Nunca tinha prestado atenção nessa minha única escolha obsessiva, até que meus amigos íntimos começaram a me chamar de "óbvio", virando até zuação por saber o que eu ia comprar no posto antes da balada. A partir de então, fui percebendo que o motivo que eu insisto em comprar sempre o halls de melancia,  era o mesmo que me fazia percorrer o mesmo caminho para o trabalho, ou comer o mesmo sabor de pizza, e fazer as mesmas piadas, e repetir sempre as mesmas ideias, e gostar das coisas sempre do meu jeito, e ser sempre o mesmo e o mesmo e o mesmo...

Não é que você tenha que mudar a sua vida sempre, mas a rotina é tão reconfortante que faz com que nós não vejamos as milhares de opções disponíveis em nossa volta. Porque eu vou comer sushi, se já é garantido que vou gostar de picanha? Porque eu vou pintar meu cabelo de loiro, se já estou acostumado com preto? Porque eu vou dar risada alto, se posso rir discretamente? Talvez comer sushi faça seu paladar ser mais requintado, ou ser loira signifique chamar mais atenção dos outros e dar risada alto seja mais delicioso e libertador. Ou não. Então porque não tentar?

Só sei que amanhã não vou mudar meu caminho pra ir ao trabalho (porque possivelmente já vou estar atrasado), e nem vou comer sushi (não estou preparado psicologicamente) e muito menos deixar de chupar halls de melancia (pois tem um estoque na minha gaveta); mas uma coisa pode ter certeza: vou prestar mais atenção para que eu não seja prisioneiro dos meus hábitos e costumes.


12 comentários:

  1. A rotina cansa. Nosso cérebro se acostuma com a mesmice e tudo deixa de ser atraente, Não aprendemos coisas novas e assim o tempo parece estar passando mais rápido.
    Quer um dia proveitoso?! Sai do mesmo e aprenda coisas novas. Seu cérebro agradece.
    Prova disso é o fato da volta ser sempre mais rápida: na ida, a paisagem nova mantém seu cérbro alerta, absorvendo novas informações; a volta já é conhecida, não chama atenção, logo, passa quase despercebida. Não nos traz novas emoçoes.
    A rotina é chata e cansativa.
    Tente mudar o sabor do halls. Quem sabe um de sushi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halls de sushi??? Aí já é pedir demais...

      Bom te ver por perto sempre :)

      Abraços :)

      Excluir
  2. Alexandre, ler esse seu post deu uma saudade danada da época em que eu escrevia textos reflexivos. Adorava. E vc escreve tão bem.
    Vou te linkar e não saio mais daqui. Mentira. Ando com o problema de tempo, mas ter vc linkado já facilita as coisas.
    Bjs e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, fico feliz q gostou... e volte a escrever coisas reflexivas.. vou ser o primeiro a ler!!!

      Obrigado pelo prestígio!!!

      Abraços :)

      Excluir
  3. Vc é q nem a Marida! OMG! Eu já sou o contrário, odeio a mesmice e a rotina ... sempre q possível eu troco as coisas e experimento de um tudo, nem q seja para dizer ... Não gostei!

    Pronto, já estou aqui de novo ... demorei mas cheguei ... rs

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!!! Chegue sempre... pensei q tinha me abandonado!!!

      E com o tempo, vamos mudando as coisas, experimentando o novo... devagarzinho e sempre!!!

      Abraços querido!!!

      Excluir
  4. Não sou assim. Sempre tento varias. Nas menores coisas mesmo, como um novo sabor de halls, ou trocar a picanha pelo sushi.
    Uma dica é a halls de cereja, ou então a de menta. As duas são ótimas! kkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alexandre!
    Uma pergunta: "Halls de Melancia" tem gosto de melancia?
    Sempre faço coisas diferentes justamente para driblar a mesmice, mas acontece que sempre retorno ao velho hábito que é um sinal do resultado das minhas escolhas. A rotina tem a qualidade de deixar-nos organizar melhor os dias, mas quando surge uma eventualidade, não me irrito. Digo isso porque já vi muita gente se estressar porque a rotina não foi cumprida. Voltando às eventualidades, aproveito o tempo livre para fazer algo diferente. O mais estranho é que dentro da minha rotina faço sempre coisas diferentes todos os dias.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halls de melancia realmente tem gosto de melancia :)

      É, a gente não pode deixar é q a rotina tome conta da vida da gente... senão, já era!!!

      Abraços!!!

      Excluir
  6. Eu e meus boyfriend somos viciados em halls de melancia, nosso predileto...Geralmente compramos uma caixa com 20 unidades e assim temos um estoque para alguns meses.
    Não me conformava ao ver meu boyfriend mastigando halls, pois bala é feito pra chupar hahahaha... Mas a convivência me fez respeitar esta atitude dele rs. Eu e meus boyfriend somos viciados em halls de melancia, nosso predileto...Geralmente compramos uma caixa com 20 unidades e assim temos um estoque para alguns meses.
    Não me conformava ao ver meu boyfriend mastigando halls, pois bala é feito pra chupar hahahaha... Mas a convivência me fez respeitar esta atitude dele rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz ao saber que eu não sou o único fissurado em halls de melancia,,, Confesso q tb não consigo chupar até o final :)

      Abraços!!!

      Excluir